Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
OUT
05

Lançamentos de 2023 ainda não acabaram: veja quais novos carros chegarão em breve ao país

Quinta, 05/10/2023
O ano já chegou ao último trimestre, mas está longe de acabar quanto aos lançamentos de carros. Até o próximo mês de dezembro, diversos modelos, de diferentes marcas e segmentos, ainda chegarão ao mercado brasileiro. Entre as novidades, estão picapes, SUVs compactos e médios e até esportivos.
 

Quais lançamentos de carros ainda ocorrerão em 2023?

Para você ficar por dentro das novidades, o VRUM enumerou os 5 principais lançamentos de carros que ainda ocorrerão em 2023. Confira o listão e fique por dentro de todas as novidades que já estão prestes a desembarcar no país.

1- Citroën C3 Aircross

Quem precisa de um veículo de 7 lugares mas não pode desembolsar valores na casa de R$ 200 mil tem, atualmente, apenas o Chevrolet Spin como opção no mercado brasileiro. Aliás, esse modelo receberá uma reestilização, mas apenas em 2024. Porém, em breve, o monovolume terá um concorrente direto: o C3 Aircross, que já foi até confirmado pela Citroën.

O Aircross, logicamente, tem projeto baseado no Citroën C3 hatch. Porém, é maior tanto no entre-eixos quanto no comprimento, para comportar a terceira fileira de assentos. O VRUM já teve, inclusive, um breve contato com o novo modelo, mas não pôde dirigi-lo. O fabricante ainda não revelou dados técnicos sobre o modelo, mas a expectativa é de que ele utilize o motor 1.0 turbo do Grupo Stellantis.

2- Fiat Titano

A gama de caminhonetes da Fiat terá, ainda em 2023, uma nova integrante: a Titano. Maior que a Toro, a nova picape concorrerá diretamente com modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. A produção ocorrerá no Uruguai, na fábrica da empresa local Nordex.

Para quem não sabe, a picape Titano é uma espécie de irmã gêmea da Peugeot Landtrek, modelo que o Grupo Stellantis já vende em outros mercados. Assim, não surpreende que, no Brasil, a caminhonete da Fiat usará um inédito motor 2.2 turbodiesel, de origem francesa.

3- Fiat Fastback Abarth

A picape Titano não será o único dos lançamentos de carros da Fiat em 2023. No caso, o do Fastback Abarth já está até marcado: ocorrerá no dia 26 de outubro. O modelo terá mecânica semelhante à do Pulse Abarth, com motor 1.3 turboflex de até 185cv de potência e 27,5kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas.

Vale lembrar que a Fiat já comercializa a versão Limited Edition Powered by Abarth do Fastback, que utiliza esse mesmo conjunto de motor e câmbio. A diferença será a calibragem esportiva de suspensão, câmbio e direção, além da decoração externa mais chamativa, com direito a faixas nas laterais. O interior também será mais caprichado.

4- Honda ZR-V

Quem quer um SUV Honda maior que o HR-V terá, até o fim do ano, o próprio desejo realizado. É que a marca japonesa trará para o Brasil o ZR-V, justamente para ocupar esse nicho. Ainda em comparação a outros veículos do fabricante, a novidade tem porte semelhante ao do extinto (no Brasil) CR-V, porém com interior e nível de equipamentos mais simples.

Isso, porém, não significa que o Honda ZR-V será um veículo simples. Muito pelo contrário, até porque ele se posicionará acima do HR-V Touring. E isso vale, inclusive, para o preço: assim, não espere por valores inferiores a R$200 mil, apesar das isenções concedidas a produtos importados do México, onde ele é produzido. O motor será um 2.0 a gasolina, de aspiração natural, com potência na casa de 160cv.

5- Renault Kardian

Outro dos lançamentos que já tem data de apresentação marcada é o Kardian: o mais novo dos carros nacionais da Renault será revelado a partir do próximo dia 24. Entretanto, as vendas no mercado brasileiro só deverão começar no primeiro trimestre de 2024.

O projeto do Kardian baseia-se no do Sandero europeu, mas traz uma dianteira remodelada, além de mudanças no interior. O modelo tem proposta e porte semelhantes aos do Fiat Pulse, que será o concorrente mais direto. Informações preliminares indicam que o modelo terá um inédito motor 1.0 turboflex.